quinta-feira, janeiro 26, 2006

Vincent

A idéia desse blog foi da Quel, a sumida Quel, que anda trabalhando demais. Eu bem que avisei: desiste dessa idéia de ser advogada!

Acontece que o propósito de Pasárgada é justamente trazer o conforto que a vida real não permite - então, o combinado é que aqui só entra coisa boa. E aí me ocorreu uma música de que eu realmente gosto desde menina, mas que pouca gente conhece. Ela tem dois nomes - Starry starry night e Vincent - e é uma espécie de declaração de amor a Vincent Van Gogh. Van Gogh era um cara recluso e bastante controverso, segundo dizem. As pinturas, ao contrário, recebiam cores vivas e traços fortes. Don Mclean, o autor da música, considerou isso uma espécie de aviso do pintor sobre o mundo e agradece a ele por isso, além de mostrar pesar por a humanidade não ter podido entender.

Falando nisso, li hoje num site (cujo nome é Pitoresco) que existem várias hipóteses sobre a mutilação da orelha do pintor. A mais famosa diz que ele se cortou por amor a uma mulher, Raquel (é claro que eu tinha que dar os nomes aos bois, digo... deixa pra lá). A outra é que ele e Paul Gauguin se atracaram e Gauguin cortou a orelha do colega de profissão.

Outro dia recebi um power point com pinturas de Van Gogh e a letra da canção. Mas estava difícil de ler e sem sincronia. Hoje, do alto da minha enorme insônia por conta desse calor absurdo, resolvi reeditar o pps. E aí está, galera, uma música antiga, que me marcou muito, primeiro pela sonoridade, depois tb pela letra. E as pinturas de Van Gogh, que ilustram bem o que isso quer dizer.

Ah! Tem a tradução, pra quem é analfabeto em inglês.

Peço a todos o carinho de baixar o power point, uma vez que eu não tenho a mínima idéia de como inserir isso pra vcs verem pelo site. O link é http://rapidshare.de/files/11846002/Starry_starry_night.ppt.html. Vc clica e desce a barra de rolagem. Aí clica em 'free', vai aparecer uma contagem regressiva e um código que vc vai ter que copiar (como quase tudo, hoje em dia). Finalmente, clique em 'download' e escolha 'abrir com power point' ou 'salvar'. É chatinho, mas - fazer o quê, né? - é grátis.

Beijos a todos.

Nenhum comentário: